Em tempos de problemas graves na saúde pública de todo o País – seja pela falta de hospitais estruturados ou pelas extensas filas –, fiéis da Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul, promoveram um mutirão de consultas gratuitas. A ação, que ocorreu por meio de uma parceria realizada com médicos da região, beneficiou cerca de 73 crianças e 65 pessoas de outras faixas etárias – entre jovens, adultos e idosos.

Ocorrida no fim de semana, a iniciativa contou com a participação de um clínico geral, um pediatra e alguns enfermeiros. Além das consultas, foram oferecidos exames gratuitos, como os de pressão arterial e teste de glicose.

Sabendo da necessidade extrema das famílias de bairros carentes, como o São Jorge, os médicos Renan Pereira e Bruno Ismail – profissionais que atuam no Hospital Regional de Pronto Atendimento de Guaíba – foram até o salão de reuniões dos adventistas não apenas dispostos a oferecer atendimentos, mas também munidos de cestas básicas para direcionar aos necessitados. O estoque fazia parte de itens não-perecíveis de uma campanha anterior realizada pelos médicos no período do Natal.